≈ Eu Matei a Minha Mãe ≈

de Xavier Dolan (2009)

O cinema carece, ultimamente, de uma renovação que ainda vem um tanto tímida e sem muita expressão. Renovação que pode e deve começar através de novos roteiristas, diretores e até mesmo produtores. Fora do meio hollywoodiano, isso já vem acontecendo e um dos nomes de maior expressão é o jovem garoto canadense Xavier Dolan, que no alto de seus 22 anos conseguiu o feito de ter lançado dois filmes em que protagoniza, roteiriza e também é diretor. Creio que isso é um grande avanço pro cinema e dá um ar mais jovial aos filmes que fazem com que os demais jovens consigam se enxergar mais na tela do cinema.

Assim, naturalmente, é gratificante poder conferir um filme feito por um jovem garoto que tem um poder de concisão e de transformação da atmosfera de um longa de forma a deixar o espectador completamente envolvido. O tema é bastante atraente e isso aumenta ainda mais o interesse. O seu simples título já nos mostra a realidade que será trabalhada na película. A fotografia nos mostra de forma muito particular o universo do jovem garoto retratado em tela que sofre de fortes conflitos com sua mãe. Seu roteiro é bastante sufocador e é de uma propriedade interessante. Sem qualquer sombra de dúvidas, Xavier Dolan é um nome que deve ser guardado, porque ele tem ainda um futuro (espero que brilhante) muito grande pela frente.

Elenco: Anne Dorval, Xavier Dolan, François Arnaud.

Roteiro: Xavier Dolan

(Nota: 8,5)

9 Respostas

  1. Toda vez que você fala “um jovem garoto” penso num menino do primário fazendo filmes. Não é o caso. haha Mas sim, essa é uma faixa etária bem rara no meio cinematográfico, especialmente quando vemos o nível de filmes como Eu Matei Minha Mãe, dirigido, escrito e atuado por um rapaz de 22 anos, aquém de qualquer expectativa. Achei esse filme excelente. O melhor francês do ano passado.

    • O melhor falado em francês né? Porque o filme é canadense. hehe Mas eu falo um jovem garoto, Alex, digo que para o meio onde ele vive e da forma como ele trabalha, não deixa de ser jovem. Afinal não temos tantos atores, diretores, roteiristas com 22 anos de idade, não é? =)

  2. Ainda não assisti a este filme, mas fiquei curiosa com seus comentários!

  3. Aaah. Muita gente gostou mais eu achei extremamente superestimado só porque foi feito por um jovem, de verdade. Gostei não, rsrs.

    • Eu só soube que ele era diretor, ator e roteirista depois do término do filme, ou seja, isso não influenciou muito durante o filme, mas é de se reconhecer a grandeza dos diálogos e do roteiro, Luis. Você tá com implicância. rsrs

  4. Digo mais, grande Robson, segundo o próprio diretor, ele escreveu o roteiro quando tinha 19 anos.

    Acho engraçado as pessoas falarem assim: “Ah, eu esperava mais do filme”.

    Temos que lembrar que para um jovem de 22 anos chegar a realizar um filme com a profundidade temática, intensidade de atuações e estrutura sólida vista em ‘Eu Matei minha Mãe’ é, no mínimo, assombroso.

    Sim, o filme não é nenhuma obra-prima. Mas, com um início desses é bom ficarmos de olho no rapaz. Foi apenas o cartão de visitas do garoto. (Esse filme ganhou 3 prêmios nas premiações paralelas do Festival de Cannes de 2009).

    Seu filme seguinte (Les Amours Imaginaires) já não é tão bom assim. Tenta inovar e beber em outras águas, mas acaba se perdendo no desenvolvimento e na estrutura.

  5. É um filme comum, mas bem conduzido. Minha única ressalva maior é a quantidade de pitis que o protagonista dá no filme. Não aguentava mais ouvir gritarias hahaha Mas, de resto, gostei do resultado!

Deixe uma resposta

