≈ A Outra ≈

de Woody Allen (1988)

A sua filmografia é bastante extensa e nós podemos conferir filmes que tratam de temáticas muito similares, porém também há alguns que acabam destoando dos demais. Assim é Woody Allen que consegue tratar de problemas de uma mulher amadurecida que questiona fatos e decisões de sua vida, como neste longa, assim como tratar de um filme que somente aborda assuntos relacionados ao sexo. Em A Outra, é possível conferirmos que a vida nem sempre é o que parece, e Marion (Gena Rowlands) começa a repensar sua vida quando aluga um apartamento para terminar de escrever seu livro, contudo é surpreendida pelas sessões de um psicanalista do apartamento ao lado no qual ela passa a ouvir confissões de seus clientes.

Tudo isso intensifica uma crise existencial adormecida na protagonista. O ar do longa é de total envolvimento com a ‘angústia’ da personagem. O que já é de costume em alguns dos filmes do diretor, a mistura entre realidade e imaginação é outro fator interessante que só adiciona à história, sem que se torne algo vazio ou deveras fantasioso. O diálogo, ou muitas vezes o ‘monólogo’, é de uma inteligência fina e bastante perspicaz quando a personagem principal faz questionamentos como este: “E me pus a pensar se uma recordação seria algo que se tem ou se perdeu”. Particularmente, gostei bem mais dessa película do que do badalado Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (nome péssimo pra um simples Annie Hall, né?), ainda que sejam temáticas um tanto diferentes.

Elenco: Gena Rowlands, Mia Farrow, Ian Holm, Blythe Danner..

Roteiro: Woody Allen

(Nota: 8,5)

6 Respostas

  1. Eu já aluguei este filme, mas na época não consegui vê-lo… Enfim, tenho que conferir!
    ps: Annie Hall, não é o meu favorito. Tanto que nem vi o final ainda, rs

    • Veja, Alan, é um ótimo filme que conta com atuações bem convincentes e um roteiro no melhor estilo Allen. E Annie Hall é bom, mas nada espetacular!

  2. Esse é bem diferente de “Annie Hall” até mesmo pela narrativa e pelos tons mais dramáticos, tanto nos monólogos, quanto nas atuações. Gosto muito de “A Outra” por isso.😉

    • Exato, eu os comparei só por questão de gosto, mas são temáticas e abordagens diferentes, porém acho este mais inteligente e ousado.

  3. Tenho vergonha de não ser muito familiarizada com a filmografia de Woody Allen!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: