≈ Megamente ≈

de Tom McGrath (2010)

Uma das maiores características de alguns desenhos (e também de alguns filmes) é justamente tratar daquele bem-mal, onde não há o bem se não houver o mal e isso sempre é o alvo do clímax da história, onde há uma forte luta entre ambos visando o bem-estar (ou mal-estar) de alguém, algum lugar, ou alguma coisa. Até certo ponto isso diverte, porém chega um momento que se não houver uma inovação suficiente para nos envolver, a história entre o bem e mal se reverte para algo cansativo e que não mais consegue atrair espectadores. A vantagem de Megamente encontra-se justamente onde não mais tinha vez para algo senso-comum.

A questão da banalização do maniqueísmo, como disse, quando bem trabalhada pode render frutos interessantes e nada melhor do que ver a luta do bem contra o mal e ao invés de esperarmos que o bem ganhe, este termina por ser derrotado pelo mal. O rumo da história já começa de forma conveniente e nos faz crer que o roteiro será o ponto forte da ‘trama’, porém, depois de um determinado momento, o roteiro começa a enfraquecer a ponto de nos fazer captar todo o resto da história. Essa falha poderia ser mais trabalhada, ao menos, com fatos mais engraçados, para animar, contudo não há tanto êxito. Porém, ainda assim, é uma animação que agrada pelo lado simpático e até convincente do protagonista, que deixa ser o antagonista. É uma boa animação-pipoca.

Elenco: Will Ferrell, Tina Fey, Brad Pitt, Jonah Hill.

Roteiro: Alan J. Schoolcraft e & Brent Simons

(Nota: 7,0)

8 Respostas

  1. É verdade, ele é notável por tocar em temas interessantes, mas ao mesmo tempo perde muito por não tratá-los com maior inteligência ou profundidade. Ainda assim, é bem divertido e, num ano em que se teve o péssimo MEU MALVADO FAVORITO, entra como substituto de filme sobre vilão protagonista.

  2. Eu, particularmente, achei esse filme muito legal. Uma boa surpresa. Justamente porque trata muito bem da dualidade entre o bem e o mal. Além do que, mostra que todos temos um lado bom em nós mesmos, até mesmo aqueles que insistem em dizer que são maus! rsrsrs

  3. Não sou tão ligado em animações, não dou muita prioridade. Portanto, por puro relaxo da minha parte eu ainda não conferi. Quem sabe uma hora dessas, hehe

  4. Devo assistir esse filme amanhã, esperando algo bem descompromissado e divertido!

  5. Não acho que a previsibilidade do roteiro seja o seu maior problema. Para falar a verdade, a história é bem equilibrada do início ao fim. Mas senti falta de situações mais hilariantes, algo que Tom McGrath injetou muito bem na série “Madagascar”.

  6. Um filme que merecia maior destaque nas premiações, porque reúne com muita competência as características que são essenciais para o sucesso de uma animação!

  7. Acho que o roteiro traz algumas surpresas agradáveis como a morte do herói e o retorno do mesmo ao final. Gosto desse filme!

    http://filme-do-dia.blogspot.com/

  8. Adoro animações e esse foi um filme que me divertiu! Mas só isso também hehe
    Acho que em alguns anos eu já esqueci.
    E por incrível que parece, eu prefiro Meu Malvado Favorito. Acho os bonecos amarelos muito carismáticos! haha

Deixe uma resposta

