» O Palhaço

(Nota: 10,0)
Título Original: O Palhaço
Gênero: Drama, Comédia
Diretor(es): Selton Mello
Roteiristas: Selton Mello, Marcelo Vindicato
Ano de Lançamento: 2011.
Elenco: Paulo José, Selton Mello, Larissa Manoela, Giselle Motta, Teuda Bara, Álamo Facó, Cadu Fávero, Erom Cordeiro, Hossen Minussi, Maira Chasseroux, Thogun, Bruna Chiaradia.
Duração: 90 minutos.

Umas das coisas mais curiosas do ser humano é o seu senso de humor. Achar que alguém que é humorista, palhaço ou comediante é sempre bem humorado e faz todo mundo rir é algo que parece mais natural impossível. Contudo, quem somos nós para medirmos o quão um palhaço é realmente feliz? Porque, mesmo fora do palco, nós achamos que ele deve fazer graça e piada das coisas? O segundo filme de Selton Mello nos mostra uma vida de palhaço, contudo não somente a sua energia como aquele que leva risos e felicidade aos demais, é também entregue um personagem cheio de dúvidas sobre tudo a sua volta.

O roteiro tem uma simplicidade e, ao mesmo tempo, uma complexidade que poucos conseguem manifestar de forma tão admirável em uma tela de cinema. Os dilemas que Benjamin (Selton Mello) carrega em sua vida o fazem questionar se verdadeiramente é aquele seu ambiente, se realmente é daquele jeito que ele quer que todos os indivíduos olhem para ele. A fotografia consegue captar uma magia que só o circo consegue traduzir principalmente nos momentos do palco, além da captura apaixonada da felicidade dos personagens de circo que ficam maravilhados a cada espetáculo. É possível também ver os momentos do olhar triste de um palhaço que não precisam de palavras pra expressar seu sentimento.

A trilha sonora é outro diferencial que sabe se colocar em quadros preciosos do longa, assim como sua ausência é imprescindível para a captação do sentimento real do personagem em outros momentos. O seu final é muito bonito, emocionante e procura nos passar uma mensagem deveras simples, todavia fundamental para nossas vidas. Selton nos entrega uma película cheia de sorriso e também reflexão. Obra sublime que figurará entre os meus prediletos do ano.

Obs.: O Palhaço estreia hoje nos cinemas de todo o Brasil.

11 Respostas

  1. Caramba, está todo mundo falando bem desse filme! Vou ver nesse fim de semana mesmo! Abraço!

  2. Belos comentários. Filme lindíssimo. Impressiona-me, é verdade, que Mello, um ator muito carismático, tenha realizado uma obra tão encantadora e tecnicamente brilhante — da montagem à fotografia, da trilha aos figurinos, tudo funcionando muito bem os filme. Um trabalho de direção (de enquadramentos, de condução de atores) fantástico. Um dos melhores do ano, realmente.

  3. Um filme melancólico, porém muito bonito. Adorei a forma como o roteiro desenha a crise existencial de seu protagonista. Adorei as nuances da história também! Esse é o tipo de filme com linguagem universal que deveria ser regra no cinema brasileiro.

  4. Queria ter gostado tanto quanto a maioria, mas mesmo assim achei um filme satisfatório. O que me impressiona aqui é como o Selton se repete na atuação, mas surpreende completamente na direção!

  5. Chorei, ri e várias e várias vezes me coloquei no lugar do personagem. Selton Mello está de parabéns por mais esse trabalho grandioso pro cinema nacional. “O Palhaço” dá uma leveza na alma, como o próprio circo. Ao mesmo tempo, faz a gente refletir em tantas questões, sobre quem somos, qual nosso lugar nisso tudo e em como a vida deve ser regada à família, amigos e paixão por aquilo que fazemos. Clap clap!

  6. Ainda não assistir, mas pelas críticas positivas tenho boas expectativas. O que me surpreende desde já é a própria abordagem do tema, o que evidencia que o cinema brasileiro está abrindo portas para assuntos mais complexos do que simples comédias vazias e urbanas.

  7. Muito bom Robson. Com essas resenhas dá pra saber exatamente o que se está indo assistir. Assim não me decepciono com os filmes assistindo só pela sinopse! kkkkk…abração!

  8. Olá, Robson! Saí do twitter, mas ainda acompanho seu blog…
    Estou louca pra assistir esse filme.. mas eu vim aqui pra falar de outro: vc já assistiu: “Como ganhar seu coração (Ceremony)”???
    Achei num site e gostei da sinopse, então, baixei..
    Na minha opinião, esse filme é um bom soco no estômago dos sonhadores… digo isso pq senti uma certa dor… risos… tem o iMDb dele: http://www.imdb.pt/title/tt1341341/
    xauzin!

  9. Infelizmente até hoje não fui assistir a “O Palhaço”, falha grave. Tomara que dê tempo de entrar na minha lista pessoal de melhores do ano…

    Por falar em melhores… Antes da minha lista pessoal, que sai no final do ano, fiz também uma votação dos melhores de 2011 com os visitantes de meu humilde Cinema é Magia. Os 20 finalistas estão sendo votados numa segunda e última fase, agradeço se vocês votarem lá até 30 de dezembro:

    http://cinemagia.wordpress.com/2011/12/26/melhores-filmes-de-2011-segundo-os-leitores-do-cinema-e-magia-fase-final-de-votacao/

    Um abraço
    Tommy Beresford
    http://cinemagia.wordpress.com/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: