≈ Noel, poeta da Vila ≈

de Ricardo Van Steen (2006)

de Ricardo Van Steen (2006)

Essa leva de novos sambistas vem resgatando o que há de melhor no samba brasileiro. Garimpando, nós somos apresentados a músicas geniais com letras melodiosas e que nos apresentam histórias tristes, curiosas, engraçadas. Tendo vivido apenas 26 anos, Noel Rosa nos presenteou com mais de 230 composições, muitas delas esquecidas em gavetas ou de pouco sucesso. A verdade é que “Noel, poeta da Vila” nos mostra um pouco mais daquele que foi um grande contribuinte da música popular brasileira.

Neste longa, podemos conferir a nata do samba em seu momento de ouro, onde temos como personagem principal aquele que tinha todas as ferramentas para ser um grande médico, porém preferiu se enveredar pelos becos da Lapa e viver uma vida de cabarés e composições. Amigo de grandes compositores como Cartola, Noel subiu o morro, desafiou musicalmente outros sambistas e entregou-se nos braços da Dama do Cabaré.

Por se apresentar a vida de um grande músico, este filme tem uma musicalidade deliciosa e que faz o espectador sambar mesmo sem querer e vai muito além: nos deixa muito curiosos para saber um pouco mais da música e da cadência que tão talentosamente eram apresentados pelo sambista ousado Noel Rosa. Um elenco pouco conhecido, com exceção da sempre dedicada Camila Pitanga, “Noel, poeta da Vila” encanta pela sua simplicidade e por um roteiro que não quer ser grandioso e acaba conquistando pela sua simplicidade. Vale a pena, do início ao fim.

Elenco:  : Rafael Raposo, Camila Pitanga, Lidiane Borges.

Roteiro: Pedro Vicente

(Nota: 9,0)

Deixe um comentário