» Top 10 – Filmes de 2010

Acabou o ano de 2010 e com isso uma leva de filmes que foram vistos ao longo do ano. Alguns foram uma total decepção, outros foram uma grata surpresa e só me fizeram ficar mais empolgado pra escrever e pra ver mais filmes. Assim, procurei eleger (como no ano passado) quais foram os 10 melhores filmes do ano que passou e realmente não foi nada fácil. Muitos longas que eu gostei bastante tiveram que ficar de fora. Porém no geral eu gostei dessa lista, está bem diversificada e o cinema nacional e o não-hollywoodiano também fizeram parte dela, o que prova que não dependemos só de uma mesma indústria. Segue abaixo por ordem de preferência:

10. Direito de Amar
10. Direito de Amar de Tom Ford

Direito de Amar pode ter todos os aspectos maravilhosos do mundo (e, realmente, tem), mas nenhum se compara ao perfeito desempenho de Colin Firth. Ele é a alma do filme e desempenha um papel espetacular, onde não existe espaço para cenas fora de tom. Firth é impecável na composição e se justiça existisse nesse mundo, ele deveria levar todos os prêmios possíveis por sua atuação” (Matheus Chenowith – Cinema e Argumento).

 

09. O Segredo dos Seus Olhos de Juan José Campanella

“Um filme sensacional. Um suspense que prende a atenção do começo ao fim. Belíssimas cenas que se entrelaçam a uma trama sufocante e surpreendente que até o espectador mais atento possível não consegue ter palavras concretas do que realmente sentiu. Um filme emocionante. Porém maior emoção ainda é compartilhar esse mesmo sentimento com o publico que aplaude de pé e que sabe reconhecer a potencialidade, a sensibilidade e paixão dos realizadores ao seu projeto que não consegue ser mais um filme comum e sim uma expressão pura do cinema” (João Paulo – Cine JP)

 

08. Kick Ass – Quebrando Tudo de Matthew Vaughn

“Trazendo um conceito interessante e abordado com bastante profissionalismo, Matthew Vaughn realiza um trabalho imersível e revigorante no gênero. Mesclando humor, cultura pop e muita violência tarantiniana, o cineasta faz de Kick-Ass – Quebrando Tudo uma obra original de metalinguagem que presta uma verdadeira homenagem aos fãs e profissionais dos quadrinhos” (Wanderley Teixeira – Raining Frogs)

07. As Melhores Coisas do Mundo de Laís Bodanzky

“’As Melhores Coisas do Mundo’ é um filme diferenciado, especialmente pelo fato de que sabe captar bem os anseios, a linguagem e as complicações de uma fase que é muito chata. Só sabe mesmo quem já esteve na pele da maioria dos personagens jovens que vemos em tela e acredito que muitos de nós irão se identificar com os conflitos que eles vivem. Seria interessante, aliás, que os jovens brasileiros assistissem a uma obra dessas, ao invés de se ligarem em algo do tipo ‘Malhação’”. (Kamila Azevedo – Cinéfila por Natureza)

06. Mary e Max – Uma Amizade Diferente de Adam Elliot

“A concepção visual de “Mary e Max” é fantástica e ecoa importantes significados no entendimento da história. O mundo de Mary é mergulhado em uma cor enferrujada, predominante ocre, quase monocromático e que aposta em uma paleta de cores apagada. A Nova York de Max é composta por cores neutras, um preto e branco imperativo, que denuncia o incômodo que é para o personagem morar na Big Apple. São essas singelezas que enriquecem o filme; são detalhes que não são escancarados e detém grande importância sobre a narrativa” (Elton Telles – Pós.Première)

05. Ilha do Medo de Martin Scorsese

Ilha do Medo é um dos mais completos estudos cinematográficos já feitos sobre a mente humana. Se é sobre ser normal ou louco, pouco importa. Aliás, volta e meia a questão vem à tona: O que é ser normal? É uma pergunta difícil, afinal cada um tem suas diferenças para se estabelecer um padrão. E como é possível cobrar comportamento exemplar do cidadão quando o Estado lava as mãos?” (Otávio Almeida – Hollywoodiano)

04. A Rede Social de David Fincher

“Não há maior paradoxo e ironia do que o criador de um site de relacionamentos que reúne 500 milhões de usuários em todo o mundo não possuir um amigo sequer. A fantástica conclusão, pontuada pela canção ‘Baby, You’re a Rich Man’ dos Beatles, sublinha com veemência esta realidade. Talvez a tais redes sociais tivessem na designação ‘redes de solitários’ uma definição mais feliz.” (Fábio Henrique Carmo – Cinema com Pimenta)

03. Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 de David Yates

“Esse filme, por si só, pode não ser bem visto àqueles que não compreendem bem toda a saga do bruxo. Ou seja, isoladamente, Harry Potter e as Relíquias da Morte não vai funcionar. Porém, para aqueles que já estão de certa forma entrosados com a jornada, vai ter a sua frente um desfrute de mais de duas horas em tela, porque, além de tudo, esse início da última batalha foi dedicado aos fãs.” (Luis Galvão – Galvanismo & Arte Fluida)

02. Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora é Outro de José Padilha

“‘Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora É Outro’ é um tapa na cara, um soco no estômago, aquela chacoalhada de consciência. Não no sentido clichê, piegas, mas num sentido que choca, até por facilmente poder ser relacionado com a realidade. A violência do primeiro filme continua, mas agora de uma forma não-gratuita. Tudo no longa tem um porquê, tudo ali se faz necessário.” (Alexsandro Vasconcelos – Diorama)

1. A Origem de Christopher Nolan

“É complexo falar de um filme em que várias emoções se fundem numa só, mas que ao mesmo tempo consegue invadir as nossas expressões faciais de acordo com cada segundo de pura ação – ou suspense – que passa na nossa frente. É complexo também falar de uma película que sabe manipular perfeitamente bem os pensamentos das pessoas e que não necessita ter que mastigar sua história – não tão simples – para o espectador a todo momento  e que tem total segurança de que, ainda assim, é possível que todos compreendam. Acredito que, antes de tudo, formar uma história que trabalhe com argumentos sólidos e, ao mesmo tempo, surreais não se pode ser feita do dia para noite.” (Robson Saldanha – Portal Cine)

Menções honrosas: | A Estrada | Abutres | Atração Perigosa | O Escritor Fantasma | O Garoto de Liverpool | O Pequeno Nicolau | Senna | Scott Pilgrim Contra o Mundo | Tron: O Legado | Zumbilândia |

About these ads

26 Respostas

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Hobitss, Janiel Oliveira , Portal Cine, Portal Cine and others. Portal Cine said: RT @Hobitss: » Veja agora no @PortalCine: Top 10 – Filmes de 2010: http://wp.me/pgwA0-BG [...]

  2. Ótima lista e muitos desses filmes também entraram na minha, exceção só 4 filmes… mas nosso primeiro lugar é o mesmo. Abraços.

  3. Gostei muito da lista;a propósito Direito de Amar é um filme maravilhoso,Mary e Max entrou na minha lista de filmes preferidos,sem dizer que toda a família adora. Dessa lista assisti a uns 4 filmes e com certeza são muito bem planejados. E que venha 2011 com grandes filmes,grandiosas atuações e desejo de possamos assistir filmes de qualidade.

  4. Urrú! Melhor top 10 que eu vi até agora. Só não colocaria mesmo Ilha do Medo e Harry Potter em posições tão altas. Muito boa sua seleção de textos, especialmente a de Tropa de Elite 2 (rsrsrsrs). Fico feliz em ver Kick -Ass presente na lista, acredito que poucos blogueiros reconhecerão esse trabalho impressivo do Matthew Vaughn.

    Parabéns pelo bom gosto.

  5. Lista foda champs … Nem se preocupe que na minha lista Kick Ass será lembrado … mas calma … acredito que nesse final de semana vou publicar a grande lista de 2010 e surpresas champs … SURPEEEEEEEEEESAS!

  6. Não assisti a dois filmes de sua lista, mas achei muito bom os 10 filmes citados por você, com exceção do superestimado “Harry Potter”…

  7. Ah, e obrigada pela minha citação num dos filmes que mais gostei em 2010! :)

  8. ótima lista, ainda mais “A origem” por estar no topo, creio que 2010 foi um bom ano para o cinema, bem, pelo menos ‘melhor’ do que o de 2009 …

    abraços.

  9. Gostei bastante da sua lista, embora não tenha visto um ou outro. Não sei se colocaria ”A Origem” em primeiro, mas ainda não montei minha lista…

  10. Poxa, Robson. Uma honra ter uma menção em sua lista de melhores do ano, ainda mais por Kick-Ass – Quebrando Tudo, um filme que realmente me surpreendeu em 2010.
    A sua lista reflete o ano sem dúvida alguma, mesmo q discorde de alguns nomes, naum há como negar q todos os filmes, a sua maneira, conquistaram fãs e elogios por motivos diversos. A Rede Social, A Origem e Ilha do Medo são os meus preferidos de sua lista! ;)
    Valeu e tudo de bom nesse 2011 q tá CHEGANDO!!!! Ah, claro: Ótimos filmes!

  11. ótima lista irmão hobbits!

  12. Gostei da sua lista, mas (adivinha!) senti falta de Up in The Air! rsrsrsrs Vou começar 2011 já te enchendo o saco com isso! =)

  13. Robson, muita boa sua seleção. Alguém aí já falou que foi a melhor até gora e devo concordar com ele. Ah, e obrigado pela citação ao meu texto de “A Rede Social”. É uma honra! Grande abraço e feliz 2011!!!!

  14. Continuando, só senti um grande ausência na sua lista: Toy Story 3, na minha opinião o melhor filme do ano.

    • Alguns questionaram isso Fábio, mas sinceramente? Não consegui ficar tão toca como todo mundo com Toy Story, tanto que não coloquei nem nas menções honrosas, porque achei um filme normal. Pra mim, a animação que me tocou esse ano foi Mary e Max que figura entre os dez melhores…

  15. Acho que As Melhores Coisas é o melhor filme nacional do ano, superando até o excelente Tropa de Elite 2. Sua lista está ótima, Robson, mas senti falta de Toy Story 3 aí. Seis dos seus filmes estarão também presentes no meu top 10 e você sabe que A Rede Social não é um deles, há. Abraço!

  16. Minha implicância com os filmes “lançados comercialmente no Brasil” em 2010 é até esquecida quando vejo que seus 5 primeiros colocados são todos de 2010. Aliás, acredito que não há o que discutir nesse (nesse!) sentido: A ORIGEM é a experiência cinematográfica mais completa do ano. E, embora nunca colocaria HARRY POTTER numa posição tão alta, os excelentes ILHA DO MEDO, TROPA DE ELITE 2 e A REDE SOCIAL fecham magnificamente esse top 5. KICK-ASS e AS MELHORES COISAS DO MUNDO também são ótimos filmes e merecem seu reconhecimento. #TeamInception

  17. Excelente lista, Robson! Até agora, coincidimos em 5 filmes. Não conferi o penúltimo filme de Harry Potter para saber se pode entrar, portanto meu Top 10 ainda está provisório, mas assim que estiver concluído, faço uma postagem no blog.

    Parabéns pela seleção. Só senti falta de “Toy Story 3″ =)

    abs!

  18. Gente que faz lista de melhores do ano e não coloca Toy Story 3. Enfim.
    Mas pelo seu comentário ao filme na época, esperava no mínimo uma menção honrosa. Enfim 2.

    Acho uma lista muito boa – é o que estou vendo basicamente por aí -, e não dá pra ficar reclamando de posições porque lista é tão pessoal que reclamar é tipo questionar porque o céu é azul. [não sei se isso faz sentido...] Meu filme favorito do ano tá na última posição, mas ok. HAHA Só não curto muito Mary and Max e Kick-Ass. Nem HP 7.1.

    []s!

  19. Lista muito boa!!!

    Mas não vejo “As melhores coisas do mundo” com todo esse entusiasmo como alguns colegas. E mais ainda por não ter “Toy Story 3″.

    Gostei de ver Zumbilândia, Scott Pilgrin e Kick Ass também presentes. Acredito que tenham dado um UP de novidade importante!

    Meu Top 5 seria:

    A Origem
    Tropa de Elite 2
    A Rede Social
    Toy Story 3
    Guerra ao Terror

    Abs Rosbon!!!

  20. Adorei que tu colocou um trecho de uma crítica minha logo para um filme que eu AMO²³²³!

  21. Não sei se colocaria Harry Potter na lista (não sou grande admirador da saga!), mas a presença de Kick-Ass e Mary e Max me agradou muito!

  22. Esse pessoal com implicância com Harry. Nada disso, o filme merece sim um reconhecimento maior (e olhe que eu nem sou MUITO fã dos livros e tal). Enfim, adorei o TOP, bem pessoal mas bem parecido com o meu. Sou do time O PROFETA e tenho certeza que não apareceu aí porque você não assistiu (ou pelo menos vou acreditar nisso, SRSRSRS). Gosto bastante de AS MELHORES COISAS, KICK e ILHA DO MEDO.

  23. Excelente top 10 com pelo menos uns 5 filmes que devem entrar no meu. Dos listados, só falta ver O Segredo de Seus Olhos.

  24. Gostei da lista, apesar de não ter visto muitos filmes incluidos.

    Beijos! ;)

  25. Gostei muito da lista, mas destaco os dois filmes que por sinal foram feitos com o ator Leonardo DiCaprio, que são “A ilha do medo” e “A origem”, nunca fui muito de fã de Leonardo DiCaprio, mas confesso que esse dois filmes me chamou a atenção por trabalhar com a mentes humana. Ser louco ou normal? O que existe em nossos sonhos? Como trabalha o subconsciente? Achei muito interessante! Vale a pena conferir!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 429 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: