» Jogos Mortais (e MEME)


Título Original: Saw
Gênero: Terror
Diretor(es): James Wan
Roteiristas: James Wan, Leigh Whannell.
Ano de Lançamento: 2004.
Elenco: Leigh Whannell, Cary Elwes, Danny Glover, Ken Leung, Dina Meyer, Mike Butters, Paul Gutrecht, Michael Emerson, Benito Martinez .
Duração: 102 minutos.
Trailer: Clique Aqui!

Eu não sou lá dos maiores fãs de filmes que primam por mortes que talvez sejam sem sentido e fugas desesperadas daqueles que não querem morrer por um motivo ou por outro. Sempre vejo no blog da colega Cecília do Cenas de Cinema filmes que ela vê do gênero do terror e apesar dela nem sempre admitir (=D), não tenho tanto apreço assim pelo gênero. E olhe que eu não sou de ter medo nem tampouco ter pesadelo com isso, só não curto. No entanto, todos há muito me falavam sobre o famoso Jogos Mortais e decidi conferir.

Jigsaw é um assassino que procura deixar uma marca bem peculiar nas suas vítimas: uma cicatriz em forma de quebra-cabeça. Esse assassino tem o costume, além disso, de fazer com que suas vítimas passem a dar mais valor a sua vida e lutem por ela. Adam (Leigh Whannell) e Lawrence (Cary Elwes) acordam presos em canos num banheiro sujo e antigo e acabam descobrindo que estão sendo vítimas de um louco assassino e que se for preciso, um deve matar o outro pra sobreviver.

Como já é meu costume, nunca espero muita coisa desses filmes. Acho que nem sempre os efeitos valem à pena e nem as atuações são das melhores. Porém eu encontrei uma produção que não foi tão esdrúxula e atuações que acabaram por não estragar o contexto do filme, e isso já é um ponto forte pra isso. O roteiro é interessante, permite que nós descubramos as coisas aos poucos e faz com que a surpresa esteja sempre estampada no nosso rosto, no entanto, tem falhas que comprometem um pouco o filme.

Falhas pouco aceitáveis e que definem uma lógica, daquelas que mesmo em filme não é aceitável. Mas é interessante sim, o propósito, as perguntas que surgem e que por mais que não sejam respondidas nos deixam perplexos. Talvez as continuações não consigam atingir a mesma linha, mas acho que valerá a pena conferir.

_______________________________________________________________________________________________

TOP 10 – Decepções

Esse MEME me foi passado pelos colegas de blog Marcel Góis do excelente blog Talking About Movies e pelo anfitrião, Ygor Moretti, do não diferente blog Moviemento. Ele consiste na escolha de dez filmes que te decepcionaram. Sim. Aqueles que foi achando que era uma coisa e a decepção falou mais altos nos créditos finais. Foi uma difícil escolha, mas aí está (eu sei que alguns irão me matar, mas é isso aí, fazer o quê):

1. 10.000 A.C.

Decepção total. Fui achando que veria um filme que tivesse nexo com a realide e quebrei a cara. Encontrei um clichê fora do normal, um roteiro falho e atuações fraquissimas.

Decepção total. Fui achando que veria um filme que tivesse nexo com a realide e quebrei a cara. Encontrei um clichê fora do normal, um roteiro falho e atuações fraquíssimas.

2. Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto

A critica da blogosfra exaltou esse filme de forma impressionante. Minha expectativa aumentou de forma considerável. Achei fraco e cansativo, apesar de ter tudo pra ter sido um bom filme.

A crítica da blogosfra exaltou esse filme de forma impressionante. Minha expectativa aumentou de forma considerável. Achei fraco e cansativo, apesar de ter tudo pra ter sido um bom filme.

3. Conduta de Risco

Como eu não sei, mas esse filme chato e politico demais acabou senod indicado ao Oscar. Ainda bem que tinha grandes filmes que foram suficientemente capazes de barrá-lo na corrida pela estatueta. Foi merecido!

Como eu não sei, mas esse filme chato e político demais acabou sendo indicado ao Oscar. Ainda bem que tinha grandes filmes que foram suficientemente capazes de barrá-lo na corrida pela estatueta. Foi merecido!

4. Dogville

Juro que me pergunto até hoje como foi que consegui terminar de ver esse filme. Acho que foi muita força de vontade. Procurei incansavelmente oq ue fazia todos gostarem dele e eu não. Mas não encontrei!

Juro que me pergunto até hoje como foi que consegui terminar de ver esse filme. Acho que foi muita força de vontade. Procurei incansavelmente o que fazia todos gostarem dele e eu não. Mas não encontrei!

5. Fim dos Tempos

Perdoei Shyamalan, mas esse filme eu não perdôo. Roteiro pifio, cenas sem nexo a atuações fracas! Esse não foi o ano do diretor!

Perdoei Shyamalan, mas esse filme eu não perdôo. Roteiro pífio, cenas sem nexo a atuações fracas! Esse não foi o ano do diretor!

6. Jogos do Poder

Mais um filme sobre politica que na minha concepção não teve tanto êxito assim. É um filme fraco em que morgação prevalece e só se salva por causa de Philip Seymour Hoffman.

Mais um filme sobre política que na minha concepção não teve tanto êxito assim. É um filme fraco em que morgação prevalece e só se salva por causa de Philip Seymour Hoffman.

7. Jumper

Eita! Esse eu achava que ia ser massa mas melou tudo! Direção fraca, roteiro mais fraco ainda, atuações horriveis. Como destaque para o personagem caricato de Samuel L. Jackson!

Eita! Esse eu achava que ia ser massa mas melou tudo! Direção fraca, roteiro mais fraco ainda, atuações horríveis. Como destaque para o personagem caricato de Samuel L. Jackson!

8. O Caçador de Pipas

Ele foi fraco do inicio ao fim. Uma adaptação que tinha tudo pra ser bom mas deixou a desejar. Das montagens a caracterização dos personagens. Não tem a mesma essência do livro.

Ele foi fraco do início ao fim. Uma adaptação que tinha tudo pra ser bom mas deixou a desejar. Das montagens a caracterização dos personagens. Não tem a mesma essência do livro.

9. O Plano Perfeito

Tá bem, tá certo. Apesar de acharem ótimo, ele me deixou decpcionado sim! Achei uma história fraca e completamente previsivel, sem contar em Denzel Washington que estava péssimo no filme.

Tá bem, tá certo. Apesar de acharem ótimo, ele me deixou decpcionado sim! Achei uma história fraca e completamente previsível, sem contar em Denzel Washington que estava péssimo no filme.

10. Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

O erro foi mais meu do que filme, eu acho! Fui ver porque era Johnny Depp, sem ver a sinopse nem tampouco ver qual o gênero. Abanei quebrando a cara, pois era um musical e não gosto disso nem um pouco. Mas só vale por Depp e olhe lá!

O erro foi mais meu do que filme, eu acho! Fui ver porque era Johnny Depp, sem ver a sinopse nem tampouco ver qual o gênero. Abanei quebrando a cara, pois era um musical e não gosto disso nem um pouco. Mas só vale por Depp e olhe lá!

O que acharam da minha lista básica? Eu sei que haverá controvérsias mas é isso aí. Agora passo para os blogs:

♦   O Cara da Locadora

♦   Cenas de Cinema

♦   Cinestesia

♦   Cine JP

♦   Blog dos Cinéfilos

13 Respostas

  1. Jogos Mortais é um bom filme mesmo. Pena que o sucesso subiu-lhe a cabeça e os posteriores caíram em qualidade. 3 estrelas.

    Quanto às decepções, gosto muito desses: “Conduta de Risco”, “Dogville”, “O Plano Perfeito”, “O Caçador de Pipas” e “Sweeney Todd”. Mas também não acho decepção o bom “Jogos do Poder”. E, apesar de ter aprovado “Fim dos Tempos”, foi mesmo decepcionante! Ruim aí mesmo é “10.000 a.C.” e “Jumper”, fraquíssimos!

    Ciao!

  2. Wally,

    Eu sabia que ia fazer muita gente achar que eu to sendo muito drástico. Muitos dos filmes que aí coloquei são as paixões de alguns mas não me agradou nem um pouco, assim como na lista de muitos eu também não gostei de alguns filmes que disseram ser ruim. Vai entender, gosto é gosto!

    Abraços!

  3. Em breve estarei fazendo minha lista, mas sobre a sua prefiro nem comentar, HUAHUAHUA… Sem ser anti democrátivo assim, mas pooo Dogville? Sweeney Todd?? Que pena que pense tão diferente de mim, rs…

    Abraços, companheiro…

  4. Hahahaha!
    Eu assisito muito filme assim de terror e de mortes sem fim, mas não é um gênero favorito não!
    O negócio é que eu tenho um filho pequeno e uma filha adolescente, então já viu, né? Dá de tudo!
    O meu negócio é mesmo o drama e aquelas comédias românticas bem idiotas.
    Hehehe.

    Mas Jogos Mortais é muito legal! Eu gostei muito do primeiro, mas parei por aí.

    Agora vamos às decepções: adoro Conduta de Risco e Sweeney Todd. Dogville também é fantástico!
    E eu também gosto de O Plano Perfeito, mas não é nada assim tão bom quanto os outros.

    Mas vamos combinar, Fim dos Tempos é ruim demais! Isso sim é que é decepção.

    Os outros eu não vi!

    Beijocas e eu não gosto só de terror! 😀

  5. Gosto de muitos filmes que você citou no MEME, mas tudo bem…. 🙂

    Quanto a “Jogos Mortais”: é, sem dúvida, um filme original. Me lembro que, quando assisti, fiquei bem impressionada, mas acho que a trama se perdeu nas sequências que vieram depois.

  6. “Jogos Mortais” é o meu filme predileto de terror/suspense. Mas somente o primeiro filme mesmo.

  7. O primeiro “Jogos Mortais” é o único que realmente vale a pena, pois as continuações são fraquíssimas. Das decepções, concordo completamente com “10.000 a.C.”, mas no geral gostei (e muito) da maioria dos filmes listados. Abraço!

  8. Jogos Mortais é baita thriler de suspense.

    Quanto ao meme, só concordo com “Jumper” e “10.000 A.C.”

    Abraço!!!

  9. Todos,

    Uma coisa que eu disse e tinha certeza que ia me matar por isso! Esses filmes foram uma decepção pra mim, eu esperava bem mais e no entanto não foi bem assim. Nem adiante responder um por um que seria a mesma coisa. Todos discordam de mim com exceção de Jumper e 10.000 A.C. que são unânimes.

  10. Tá louco Robson?
    Nossa! Você é exigente, hein? kkkkkkkkk
    “Antes que o diabo saiba…” eu achei ótimo! Assim como “Conduta de Risco”, “Dogville”, “Plano Perfeito” e… caraca tu não gostou de “Sweneey Todd”? É, eu poderia te crucificar se você estivesse aqui na minha frente! kkkkkkk

    Sobre “Jogos Mortais”…
    O filme revolucionou o gênero (que já estava sendo tomado por Zumbis). Achei o filme enigmático, não é daqueles que usa sangue pra agradar o público. O roteiro e bem valorizado… E pensar que foi filmado em poucas semanas!

    Abraço, nova casa né? Estava totalmente alienado!!! ;DD

  11. Rafael,

    Eu ri muito com seu comentário. Mas como falei lá em cima eu sabia que esse MEME ia causar polêmica, a maioria dos filmes não estavam nas outras listas… hehehehe Não gosto de Sweeney porque odeio musical, simples! hehehe E jogos mortais foi bemf eito justamente pelo que falou mesmo!! Pois é, casa nova!! E não me crucifique… repense… hehehe

    Abraços!

  12. Eu achei Conduta de Risco sensacional!

  13. Eu acho Conduta de Risco bem chato.
    E Dogville é superestimado até o talo.

    Estou contigo, Robson. xD

Deixe um comentário